Matéria em vídeo https://www.youtube.com/watch?v=qLvdTBlnDnQ
Constantemente são divulgadas pesquisas que enumeram os benefícios das atividades físicas nas diversas fases da vida, a começar pela infância. Além de combater problemas de saúde, movimentar-se desde cedo favorece também o desenvolvimento e a socialização.
É sempre recomendável conversar com o médico sobre as atividades que o você tem interesse em praticar principalmente para aqueles que convivem com alguma condição médica. No caso de adolescentes que têm a intenção de realizar exercícios mais intensos, como musculação, a dica é ter sempre a orientação de um profissional de educação física e acompanhamento médico.
Tomando os cuidados necessários, as atividades físicas só trazem benefícios. Veja as recomendações de especialistas sobre as modalidades mais indicadas para cada faixa etária
A Sociedade Brasileira de Pediatria, por meio do seu Manual de Atividades Físicas, recomenda que nessa faixa etária as crianças sejam estimuladas a se movimentar várias vezes ao dia, mesmo que por curtos períodos. As que conseguem andar devem ser estimuladas fisicamente por pelo menos 180 minutos no decorrer do dia. Andar, correr, rolar no chão e pular são as principais indicações. Mas os pequenos também podem frequentar aulas de natação para bebês, com a presença de um dos pais ou responsáveis, que ajudam a trabalhar a respiração e a desenvolver a capacidade psicomotora.
Nessa fase, as crianças podem andar de bicicleta, jogar bola, fazer atividades que trabalhem a coordenação motora, como andar sobre corda, para totalizar 180 minutos de atividades físicas de qualquer intensidade durante o dia. Dança e natação também são indicadas.
A partir dos 6 anos, os esportes em dupla ou grupo são indicados. Vale futebol (de campo ou salão), queimada, tênis e pingue-pongue. Nadar, correr, andar de bicicleta e equitação também são adequados. Os esportes de luta ou artes marciais, como judô e jiu-jitsu, também agradam os maiorzinhos.
O tempo dedicado aos movimentos de intensidade moderada a vigorosa pode ser de pelo menos uma hora por dia.
Nessa fase, os esportes competitivos estão liberados. Basquete, tênis, vôlei, handebol, atletismo e ginástica olímpica estão no menu de escolha. Os jovens também podem saltar, nadar, fazer hidroginástica ou equitação e pedalar. Já a musculação é indicada após o estirão de crescimento, que pode ocorrer em diferentes idades, variando de adolescente para adolescente.
Há uma série de mudanças que ocorrem no corpo e organismo com o envelhecimento, e sem cuidados redobrados, podem surgir vários problemas. Para quem já chegou à terceira idade, mexer o corpo praticando atividades físicas regularmente é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo e garantir mais disposição. O exercício físico é, sem dúvida, um grande aliado para prevenir e retardar o processo de envelhecimento.
A prática de atividade física na terceira idade é importante para reduzir os danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, perda de agilidade e flexibilidade e de resistência muscular.
Ana Flávia Moreira
Comentários: