Ao longo da história, diversas personalidades negras se estabeleceram de maneira significativa, deixando contribuições na ciência, economia, política, sociedade, cultura etc. O racismo, muitas vezes, contribuiu para manter essas personalidades em um relativo ou total apagamento, e a história vem resgatando e dando nova representatividade a elas.
Daniela da Silva Santos, goiana, moradora de Querência-MT, é formada em Licenciatura em História e Pedagogia, Mestre e aluna do curso de Especialização em Relações Etnico Raciais, no polo de Nova xavantina-MT.
A aluna realizou na tarde dessa quinta-feira(11), uma exposição a respeito do Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. Trazendo três personalidades negras de grande importância da nossa cidade.
A exposição aconteceu no Fonte do Aprendiz por volta das 15h, as pessoas que visitaram o local, puderam conhecer de perto três histórias inspiradoras de personalidades negras de destaque da cidade de Querência.
Os escolhidos foram:
- O professor, atleta e contador de histórias, Delvane Guedes.
- A professora e escritora Keila Barbosa
- A Criadora de conteúdo digital e maquiadora Tatiane Ritzel.
Tatiane Ritzel, conhecida como Black Tati, nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso, no dia 20/10/1987. Estudou em escola pública, cursou por algum tempo, Assistência Social, mas percebeu em determinado momento que aquela área não era pra ela. Começou então a investir no ramo da beleza, tentando assim emponderar outras mulheres. Em 2018 ela representou a beleza querenciana na cidade de Gaúcha do Norte-MT, sendo jurada em um concurso de beleza.
Delvane Guedes, nasceu no dia 01 de fevereiro de 1982, no município de Aragarças-GO, é professor atuante da Educação Básica, além disso, é Atleta, ator e escritor.
“Eu nunca tive problema em me assumir negro, até porque a sociedade já fez isso por mim. Você pode ter sido registrado como “pardo”, mas as pessoas vão sempre te ver como o menino pobre, negro que não nasceu para vencer, como sempre vivi isso e vivo até hoje” afirma Delvane Guedes
“Quando se fala de participação em movimentos antirracistas, lutas por igualdade, direitos e tudo mais que envolva a cultura negra, as pessoas pensam que, é só quem está nas ruas gritando por esses direitos que fazem a diferença ou lutam por essa causa. Negativo !! O simples fato de você de você se posicionar diante da sociedade em prol daquilo que como sendo uma causa nobre já ajuda a sociedade”. Ressalta o professor, Delvane Guedes
Keila barbosa, mato-grossense, desde muito pequena apresentou o gosto pela leitura e escrita. Ela é Professora e mestre em Educação. Formada em pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso ( UFMT).
É professora das redes públicas, municipal e estadual de Querência-MT. Autora do hino de Querência-MT e escritora.
Essas são apenas algumas das muitas personalidades negras notáveis cujas vidas e realizações poderiam ser destacadas em exposições. É importante reconhecer e valorizar a diversidade de vozes e contribuições que essas personalidades trouxeram para a nossa cidade.
Por: Ana Flávia Moreira
Comentários: