Link da matéria em vídeo https://youtu.be/dHF8b5GKhLk
Assim como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as eleições, o ano bissexto também acontece de quatro em quatro anos. Estamos no ano Bissexto, o que significa que temos um dia a mais para aproveitarmos nesse ano.
Você já parou pra pensar em como as pessoas que nasceram em um ano bissexto fazem para comemorar o aniversário, já que a data não existe em todos os anos.
Em conversa com uma funcionária do Cartório de Registro Civil de Querência-MT, ela afirmou que as crianças que nascem no dia 29, são registradas no mesmo dia, mesmo a data não acontecendo em todos os anos. Já a comemoração do aniversário fica a critério de cada família.
O ano bissexto surgiu como uma solução para a diferença de horas entre o ano civil e o ano trópico. Todos aprendemos que a Terra demora 365 dias para dar uma volta em torno do sol, mas na verdade, o tempo real é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.
Portanto, em 1582, o Papa Gregório XIII criou o calendário gregoriano buscando solucionar essa discrepância. Para corrigir a defasagem gerada com o passar do tempo, o pontífice teve que excluir 10 dias da contagem do calendário civil da época. Desde então, os anos divisíveis por 4 possuem 366 dias.
As exceções ocorrem no último ano do século, quando eles não são divisíveis por 400. Por exemplo, o ano 2000 foi bissexto, porém, 2100 não será. Essa exceção acontece para compensar o tempo a mais que os anos bissextos acrescentaram ao calendário durante os séculos passados.
O ano bissexto é essencial para que os dias do calendário civil acompanhem as estações do ano. Sem sua existência, os dias iriam se distanciar de seus períodos solares e, por exemplo, com o passar dos anos, poderíamos pular o carnaval em pleno inverno.
de 2024.
Por: Ana Flávia Moreira
Comentários: