Assista a matéria completa em vídeo https://youtu.be/6O79VuqO1Hc
Para quem não lembra, o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O INEP divulgou nessa semana que 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 - dessas, quatro eram da rede pública.
Segundo o professor, Bento Reis formado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), o tema da redação do Enem trouxe uma temática social, tratando a questão do trabalho de cuidado feito pela mulher. Esse tema trouxe questões relacionadas as desigualdades a respeito do trabalho realizado pela mulher, dupla jornada e várias questões que envolvem essa questão das diferenças de tratamento que a sociedade faz entre o trabalho do homem e da mulher.
De acordo com a professora, Sharlene Leite, mestre em Língua Portuguesa, formada pela Universidade Federal de Brasília, há vários motivos históricos para explicar essa grande desigualdade das notas.
A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.
A educação não se limita ao âmbito escolar. Ela vai muito além da sala de aula, pois abre portas para outras esferas da sociedade e para um futuro promissor. Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral.
É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.
Comentários: