Alternativa FM

663529-2140

Agro

Colheita da soja em Querência chega a 90% das áreas com perda de, no mínimo, 20% da produtividade

Segundo produtor local, irregularidade no clima e ataques de mosca branca prejudicaram a produtividade

Colheita da soja em Querência chega a 90% das áreas com perda de, no mínimo, 20% da produtividade
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com cerca de 90% das áreas de soja colhidas, Querência, deve ter uma perda de produtividade de, no mínimo, 20% neste ciclo. As informações são do produtor rural local Osmar Frizzo, que considera o número "conservador". De acordo com ele, há produtores que chegaram a perder metade das lavouras. 

Frizzo destaca que as principais causas da redução na produtividade foram o clima, com chuvas irregulares e escassas em fases decisivas do desenvolvimento das plantas, e também o ataque de mosca branca. "O controle da mosca branca inclusive encareceu os custos desta safra, aumentando em 3 a 4 sacas por hectare no custo para poder fazer o manejo", disse.

Com este cenário, Frizzo aponta que a média de produtividade este ano para o Município deve ser de cerca de 52 sacas por hectare, quando o normal para Querência é uma média de 64 sacas por hectare. "A maioria dos produtores está segurando as vendas da soja, mas tem casos de produtor que produziu só aquilo que já tinha vendido antecipadamente e entregou, e há alguns casos ainda de produtores que não vão conseguir cumprir os contratos feitos".

A respeito do milho segunda safra, o plantio já se encerrou em Querência, com uma redução de área na casa dos 30%, no mínimo, segundo Frizzo. Ele aponta que a janela de plantio em atraso e o baixo preço de venda do cereal desestimularam os produtores. Como alternativa, as opções para cobrir as áreas que não foram semeadas com o cereal foram o milheto, gergelim e braquiária. 

FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )