Um comunicado divulgado nesta quinta-feira (20) em Mato Grosso e atribuído ao Comando Vermelho (CV) impôs novas regras aos facionados, que devem ser cumpridas de imediato. Entre as determinações está a proibição de "tirar vida de pessoas inocentes" por causa de gestos com as mãos atribuídas a outras organizações criminosas (veja abaixo).
O comunicado, que circulou em grupos de WhatsApp fala ainda na proibição da cobrança de taxas aos comerciantes como de água, gás, bebidas e roupas, sob rico de sofrer penalidades das lideranças. No texto, o suposto "Conselho Fiscal" chama de "opressão" essa atitude contra os empresários.
"Os salve geral anteriores estão valendo e vamos relembrar a todos. Roubo de motos de baixa cilindradas, celulares e roubas nos bairros sem autorização", consta no comunicado.
A mudança na postura da facção chega a público depois que um relatório da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) mostrou que as altas lideranças do CV e do Primeiro Comando da Capital (PCC) fecharam uma trégua entre eles para se unir em busca de melhorias no sistema penitenciário federal.
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: