https://www.youtube.com/watch?v=RDi4bZIOfzMMatéria completa
Ciúme excessivo, violência psicológica, verbal e até mesmo física. Esses podem ser alguns dos sinais de um relacionamento abusivo. O assunto é delicado e na maioria das vezes quem está sofrendo esse tipo de violência não percebe o ciclo em que está inserido, demora a aceitar e buscar ajuda para sair da relação, seja por medo ou até mesmo dependência emocional ou financeira da outra pessoa.
Reconhecer relacionamentos abusivos pode não ser fácil inicialmente. Porque, de forma sútil, algumas características do abusador vão sendo apresentadas e ele facilmente consegue vitimizar ou culpar a parceira pelos problemas do casal.
A falta de confiança e a forma de pensar e as atitudes do abusador geralmente crescem de maneira negativa. Assim como geram mal estar e sentimentos ruins na pessoa com quem se relaciona. As agressões podem ser verbais, físicas ou sexuais.
A possessividade em uma relação está relacionada ao egoísmo, ao domínio e ao sentimento de posse sobre alguém, uma liberdade privada.
Existem diversas formas, mas é importante que você internalize que se trata de um processo, ou seja, pode levar tempo, paciência, recaídas e certas dificuldades.
Como qualquer rompimento (de relação ou de comportamento) é algo que precisa ser trabalhado e investido certa energia, portanto não se cobre muito, mas saiba que é preciso se mover em alguma direção.
E é nesse momento que o apoio da família, a rede de amigos pode fazer a diferença na vida dessas pessoas.
É nessa hora que o terapeuta precisa ser enérgico e firme com seu paciente.
Se você quer resgatar sua dignidade, se você quer sair desse relacionamento doentio, afaste-se dessa pessoa que te faz tanto mal!
Ana Flávia Moreira
Comentários: