Alternativa FM

663529-2140

Agro

Compostagem :Como reciclar lixo orgânico

Produzir uma composteira doméstica pode ser uma ótima opção!

Compostagem :Como reciclar lixo orgânico
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A compostagem conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

O processo também contribui para a redução do aquecimento global. De acordo Ministério do Meio Ambiente cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos orgânicos são produzidas no Brasil, o que equivale a 88 mil toneladas de lixo diário. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

Produzir uma composteira doméstica pode ser uma ótima opção para quem quer dar um melhor fim para o lixo orgânico e contribuir para o meio ambiente. Mas, existem algumas regras que devem ser seguidas:

Como fazer

O primeiro passo é forrar o fundo da caixa ou outro recipiente como é mostrado no vídeo. A primeira camada vai funcionar como dreno para a composteira. Em seguida deve-se colocar as serragens ou terra e logo acima os resíduos orgânicos.

É importante que os resíduos sejam cobertos com outra camada de folhas secas para contribuir com a oxigenação. Isso também garante que não se gere um mal odor pelo processo.

Alimentos orgânicos:

Restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, folhas de árvores, etc.

Para finalizar, coloque terra e se tive minhocas também poderá ser colocado para acelerar a compostagem. Após três meses é possível começar utilizar a compostagem feita como adubo para plantas.

Vale ressaltar que cuidar do meio ambiente é um dever de todos. A preservação do meio ambiente é muito importante para o desenvolvimento e a sobrevivência desta e das futuras gerações.

 

Ana Flávia Moreira

Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )