Acompanhe a matéria em vídeo https://youtu.be/yuWk0PYuEDg
Brincar com os amigos é uma delícia não é mesmo! Juntar a turma toda para fazer uma brincadeira divertida lembra uma infância muito gostosa e cheia de brincadeiras de rua! Por mais que hoje em dia as crianças brinquem entre si, muitas das brincadeiras que marcaram as nossas infâncias não fazem parte da geração delas!
Pensando nisso, separamos 5 brincadeiras super divertidas e fáceis para você relembrar, ensinar aos seus filhos e se divertir!
Pular elástico
Dois participantes, distantes dois metros um do outro, colocam o elástico ao redor das pernas, formando um retângulo. O terceiro participante deve pular dentro do retângulo e seguir fazendo movimentos que vão sendo mudados a cada fase da brincadeira, acompanhados por músicas, que mudam de região para região do Brasil.
Escravos de Jó
A brincadeira é formada por quatro pessoas que ficam de fora conduzindo a roda com um objeto, cinco pessoas vão pulando acompanhando a música, que a cada vez fica mais rápida.
Fica de fora da brincadeira, quem pisar
“Escravos de Jó, jogavam caxangá
Tira, põe, deixa o ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá…“
Dança das cadeiras
Nessa brincadeira também é preciso fazer uma roda, mas dessa vez uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Uma música animada é tocada e quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
Jogo de taco
Quatro jogadores são divididos em duas duplas. Eles colocam as garrafas a 10 passos de distância uma da outra e tiram par ou ímpar para decidir que dupla vai ficar com os tacos e que dupla vai ficar com a bola. As crianças que estão com a bola devem arremessá-la para tentar acertar as garrafas.
Pique bandeira
E por último, mas não menos importante que as demais brincadeiras, temos a brincadeira Pique bandeira.
É necessário ter duas bandeiras, ou outro tipo de objeto que o represente.
Duas equipes são dividias, o objetivo da brincadeira é chegar do outro lado, pegar a bandeira sem ser pego pela outra equipe. E não para por aí, ao pegar a bandeira, a pessoa tem que tentar voltar para o time dela, mas se ela for pega, então ficará “congelada” até uma pessoa do outro time vier salva-la.
Por: Ana Flávia Moreira
Comentários: