Matéria completa em vídeo https://youtu.be/8PXve_7bhxI
Na manhã dessa quarta-feira (08), o presidente do Sindicato de produtores Rurais de Querência abordou durante a reunião, três pautas de extrema importância.
Na abertura da reunião, Gilmar Wentz citou as questões da prova do Enem, onde Três questões da prova de ciências humanas do Enem 2023 são alvo de críticas e pedido de anulação por parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na visão da FPA, as questões 70, 71 e 89 (tomando como referência a prova branca) apresentam “cunho ideológico.”
Na questão de número 70, o autor do texto introdutório diz que a lógica que gera o desmatamento da Amazônia “está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas”. Já a de número 71 trata de evoluções tecnológicas relacionadas a viagens espaciais.
Na questão 71, trecho do texto indica que poucas pessoas poderão viajar ao espaço, enquanto o resto da população seria impactada pelos efeitos da viagem. O texto vem acompanhado de uma charge que mostra um alienígena sendo avisado por um indígena para não confiar nos humanos bilionários que chegam ao planeta.
Já a questão de número 89 refere-se à atuação do agronegócio no Cerrado. O texto traz fatores negativos do setor, como a “violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa. As cinco alternativas disponíveis para resposta contêm outros elementos negativos que estariam relacionados com o Agronegócio.
Além disso, o Presidente do Sindicato Rural relatou que devido a falta de chuva juntamente com as altas temperaturas registradas em Mato Grosso, que chegam a ultrapassar 44 °C em algumas regiões,estão levando os produtores de soja ao replantio do grão.
Vale ressaltar que durante a reunião também foi falado sobre a construção do Núcleo do Corpo de Bombeiros em Querência-MT. A finalidade é atender as necessidades dos grandes incêndios que ocorrem em algumas aglomerações urbanas, no entanto além do combate a incêndios, hoje o Corpo de Bombeiros Militar realiza serviços de prevenção e proteção de incêndios, busca e salvamentos.
Ana Flávia Moreira
Comentários: