O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, não é feriado nacional, mas garante um dia de folga em seis estados brasileiros.
São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
A criação do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi uma iniciativa do Grupo Palmares, no primeiro encontro desse grupo, fundado em Porto Alegre em 1971.
A celebração faz parte do calendário escolar desde 2003 e foi instituída em todo Brasil em 2011.
A data escolhida para comemorar o Dia da Consciência Negra corresponde ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.
Zumbi é considerado um símbolo da resistência contra a escravidão, motivo pelo qual as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil escolheram essa data para preservar a memória desse importante personagem histórico e destacar sua relevância na luta pela emancipação dos escravizados.
Em 2003, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal estabelecendo o Dia Nacional da Consciência Negra, que também tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira as escolas. O objetivo é educar os alunos em todo o país sobre a história dos povos africanos, a luta dos negros no Brasil e a influência da cultura negra na formação da sociedade nacional.
Ana Flávia Moreira
Comentários: