Acompanhe a matéria completa em vídeo https://youtu.be/D8AcQ9nXTL8?si=hNbDS5-KASON1esT
O Governo Federal anunciou o edital do Prouni na noite da última quarta-feira (17).Os interessados em concorrer as bolsas em universidades privadas podem realizar as inscrições do dia podem se inscrever gratuitamente a partir de 29 de janeiro até 1º de Fevereiro.
Requisitos para participar do Prouni. O candidato deve ter participado da edição de 2022 ou de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, além de ter tirado nota acima de zero na prova de redação.
Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda.
As bolsas integrais são destinadas aos candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas aos candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no Decreto n. 5.493/2005; ou
- ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ou ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já esteja cadastrado, basta realizar o login com o CPF e a senha
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.
As inscrições ficarão abertas do dia 29 de janeiro até o dia 01 de Fevereiro. O resultado da primeira chamada será feito no dia 06 de fevereiro e a segunda chamada no dia 29 de fevereiro.
A manifestação pela lista de espera poderá ser realizada a partir do dia 14 até o dia 15 e a lista dos aprovados estarão disponíveis no dia 18 de Março.
Ana Flávia Moreira
Comentários: