Vídeo completo https://youtu.be/ZgZsSx6TNPU
Começa hoje em Cuiabá a reunião de encerramento do ano da FAMATO, onde todos os presidentes dos sindicatos rurais vão está presentes falando sobre alguns assuntos de destaque do ano de 2023.
De acordo com Gilmar Wentz, um dos assuntos é sobre a prestação de contas que a a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) e o Senado fazem para os sindicatos rurais, metas e objetivos para o próximo ano. Além disso também será abordado sobre o SENAR que é um dos pilares do sistema, onde vários cursos são ministrados por ano.
FAMATO
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é uma das 27 entidades sindicais de grau superior que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Criada em 1965, a Famato representa todos os Sindicatos Rurais de Mato Grosso, que hoje somam 94, sendo a principal porta-voz do Sistema Sindical Rural do Estado. A Famato também representa mais de 33 mil produtores em Mato Grosso.
A Famato concentra sua atuação nos chamados temas transversais. Aqueles de interesse de todos os produtores rurais, independentemente da cultura que cada um produz. São eles: meio ambiente, fundiário, trabalhista, tributário, pecuária e agricultura.
Participa de mais de 130 conselhos, fóruns e comissões, com o objetivo de se posicionar sobre os mais diferentes temas que dizem respeito ao agro e às novas regulamentações.
SENAR
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.
Ana Flávia Moreira
Comentários: