Golpistas se passaram pelo Corpo de Bombeiros Militar anunciando uma falsa vistoria em empresas de Mato Grosso para roubar dados via e-mails. O golpe tentou induzir as vítimas a clicarem em boletos falsos e links suspeitos para roubar os dados empresariais confidencias. Nesta sexta-feira (30), os bombeiros emitiram um alerta.
Esses e-mails estão sendo enviados em todo o Brasil usando o nome dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados. Por meio dos e-mails, os golpistas chegam a dar informações sobre serviços de prevenção contra incêndio e pânico para dar credibilidade às mensagens.
Na mensagem enviada, eles marcam a data da suposta vistoria, detalhando possíveis irregularidades da edificação e a aplicação de multas que poderão ser aplicadas, com a intenção de que a empresa clique nos links e tenha os dados pessoais e confidencias roubados (veja no exemplo acima).
O Corpo de Bombeiros informou que não utiliza e-mail para comunicações relacionadas a cobranças financeiras, não geram boletos, nem enviam documentos de cobranças durante notificações digitais.
Confira abaixo alguns elementos presentes neste tipo de fraude e dicas para não cair em golpes:
Texto não segue padrão de mensagens oficiais, ficando sem acentuação e pontuação corretas, além de letras maiúsculas no início das palavras "Notificação Vistoria"
Caso gere desconfiança, é aconselhado bloquear imediatamente o remetente para evitar incidentes.
E-mails ou mensagens de texto com links ou solicitações de dados ou de correções nas declarações – o Corpo de Bombeiros não inclui esses itens em suas comunicações pela internet
Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que o prazo está prestes a vencer, induzindo a vítima a clicar no link e seguir as instruções.
O link não tem o final "@cbm.mt.gov.br", é importante verificar atentamente o remetente do e-mail, que deve seguir o padrão e oficial.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode acessar o site oficial dos bombeiros, enviar um e-mail para sstbm@cbm.mt.gov.br ou entrar em contato com a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) pelo WhatsApp (65) 98164-0364 para obter mais informações.
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: