Alternativa FM

663529-2140

Economia

Governo Lula faz as contas para reduzir rombo

Ministros da Junta de Execução Orçamentária se reúnem com Lula para avaliar cortes de gastos para manter equilíbrio das contas públicas

Governo Lula faz as contas para reduzir rombo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mercado financeiro local está de olho na reunião desta tarde da JEO (Junta de Execução Orçamentária) com Lula na tarde desta quinta-feira, 18. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda, foto), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão) e Rui Costa (Casa Civil) devem apresentar ao petista as medidas para conter o crescimento dos gastos acima da receita e definir o tamanho do bloqueio no Orçamento a ser apresentado na segunda-feira, 22.

Estimativas de analistas e economista apontam para uma necessidade de redução das despesas entre 20 bilhões e 30 bilhões de reais, mas, conforme mostrou uma pesquisa do BTG Pactual, no início da semana, quase ninguém acredita que o governo cortará mais de 10 bilhões de reais.

O ministro da Fazenda chegou a falar em entrevista que, provavelmente, a avaliação bimestral de avaliação de receitas e despesas que será apresentada na semana que vem trará bloqueio e contingenciamento.

Bloqueio

O bloqueio é o nome dado a medidas de contenção dos gastos em função de o volume de despesas terem ultrapassado o limite permitido no arcabouço fiscal (que é inflação mais 2,5%), enquanto que o contingenciamento são cortes provocados pelo resultado primário fora dos limites estabelecido para a meta fiscal (que, para este ano, é de déficit zero com margem de tolerância entre +0,25% e -0,25% do Produto Interno Bruto).

Apesar das expectativas de que os valores serão insuficientes, o governo deve investir também na cortina de fumaça da proposta de pente-fino e revisão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) a idosos e pessoas com deficiência, além da revisão de aposentadorias por invalidez e auxílios-doença. Somado a outro conjunto de medidas economizaria cerca de 25 bilhões de reais para o ano que vem. O anúncio é esperado para breve pela ministra do Planejamento.

Também durante o dia, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda apresenta o Boletim Macro Fiscal, que estabelece parâmetros econômicos para os cálculos de contingenciamento e bloqueio de recursos. A expectativa é por uma revisão do crescimento do PIB neste ano, conforme antecipado por Haddad no início da semana.

FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )