Vídeo completo https://www.youtube.com/watch?v=5_3kHjnNpoI
Querência completa hoje, 32 anos de existência. Querência é termo comum nos pampas gaúchos, cujo significado é lar, moradia, exatamente o que seus primeiros moradores buscavam.
Querência é uma terra repleta de cultura, etnias, traços, sabores e costumes variados. É a terra que acolhe pessoas de todos os estados do Brasil e também do mundo.
Os primeiros moradores se instalaram na região a partir de 21 de maio de 1986, com surto migratório mais intenso depois de 1987, quando chegou a maioria absoluta das famílias provenientes do extremo sul brasileiro, mais especificamente do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, cujos habitantes descendem de alemães, italianos e poloneses.
Mas antes mesmo que os gaúchos chegassem a essa terra, os indígenas já estavam por aqui, divididos entre várias aldeias.
No município, estão presentes mais de 30 aldeias das etnias Kalapalo, Kaiabi, Kuikuro, Nafukua Matipu, Manaco e Khisetjê, dentre outros.
Com toda essa miscigenação surge um novo povo com uma nova cultura, o povo querenciano.
A cidade é uma das que foram impulsionadas pelo agronegócio e transformou o município que era isolado no baixo Araguaia, como um polo regional. Com a agricultura vieram as empresas e com elas, a demanda por mão de obra.
A população de Querência, a 912 km de Cuiabá, cresceu 105% nos últimos 12 anos, passando de 13.033 moradores, conforme o Censo de 2010, para 26.769, de acordo com o levantamento atualizado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é a 6ª que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.
Uma cidade que vem se desenvolvendo e destacando em várias áreas
O aumento pode estar associado às potencialidades econômicas, avanço na agricultura tecnificada, que promove a atração de população, dada à geração de oportunidades de trabalho.
Claro que, nesse terreno, sempre há o que aprimorar, implementar; refinar...Até porque com as chegadas de mais pessoas, os serviços em geral, bem como o comércio e os demais segmentos básicos (saúde e segurança) principalmente, devem se adequar a essa demanda. Mas ao se olhar para a Querência de hoje, e para a de ontem quando e onde boa parte do que quando era realidade foi idealizado e implementado, não há dúvidas de que houve muitos acertos.
Uma cidade repleta de riquezas naturais, com turismo ecológico que abrange: os rios com a pesca farta, floresta com trilhas riquíssimas; observação de animais em seu habitat, observação de pássaros e o contato direto com os povos originários.
Cidade com seus costumes, pessoas com histórias inspiradoras, paisagens paradisíacas, imersões culturais, danças, músicas e muitas comidas saborosas, típico, regional do povo mato-grossense.
Chegando de todos os cantos do mundo, de diferentes continentes e nações, povoam a cidade de Querência: homens e mulheres, crianças, jovens e idosos em diferentes tempos, condições e expectativas.
No fim somos todos irmãos, com a mesma missão nessa terra abençoada por Deus.
Ana Flávia Moreira
Comentários: