Alternativa FM

663529-2140

Geral (Categoria Oculta)

Licença ambiental para pavimentação da BR-158 no contorno da reserva indígena Marãiwatsédé é liberada

fazendo o contorno da reserva indígena Marãiwatsédé, na região do Araguaia.

Licença ambiental para pavimentação da BR-158 no contorno da reserva indígena Marãiwatsédé é liberada
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) informou, na tarde desta segunda-feira (13), que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a licença ambiental que autoriza a pavimentação para obras de pavimentação da BR-158, fazendo o contorno da reserva indígena Marãiwatsédé, na região do Araguaia.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, ela contou que foi comunicada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Na oportunidade, celebrou a licença ambiental, projetando um aprimoramento da malha asfáltica na região - potencializando a escoação da produção agrícola.

"Saiu a licença ambiental para a BR-158, nosso povo que lutou tanto, que precisa tanto, aguardou a volta do presidente Lula, já fizemos uma parte e agora, a BR seguirá para a sua finalização. Nosso povo indígena foi respeitado, o contorno foi respeitado e todo trânsito desse grande corredor logístico que ajuda Mato Grosso a escoar a produção, terá agora, seu asfalto garantido, parabéns presidente Lula", manifestou ela.

Em conversa com a reportagem do RD News, o ministro Carlos Fávaro (PSD) também valorizou o destravamento da obras, sob gestão do Governo do presidente Lula (PT). Ele estima que as obras serão realizadas após o período chuvoso.

"São 12 km de obra já pronta e a licença para a obra não parar. Parando as chuvas, começa o contorno e aí vão falar mais o que? Lançamos a obra e fizemos a obra. Vamos entregar. São 15 anos o processo de licenciamento e ninguém conseguia concluir. Iniciou-se em 2009, está terminado e obra acontecendo", pontuou.

No ano passado, houve mais um tensionamento quanto à pavimentação, gerando embates entre Fávaro (PSD) e o governador Mauro Mendes (União Brasil), que teve apoio da bancada federal. A obra foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura de Mato Grosso.

No entanto, Fávaro acusou o Mauro de tentar realocar recursos da BR-158 para a construção de um Rodoanel em Cuiabá, devido ao imbróglio que travava a pavimentação. Mauro, porém, negou a tentativa realocação do montante milionário.

Primeiros 12 km

Em 2024, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início à construção dos primeiros 12 km do segmento, que já possui a licença ambiental liberada. Entre o km 201,2 e o km 213,3, no município de Canabrava do Norte, na região do Araguaia, sendo investidos R$ 40 milhões.

O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 km, divididos em dois lotes construtivos. O Lote A, já iniciado, compreende um trecho de 93,99 km, iniciando no km 201,2, região próxima ao Posto do Luizinho, até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT. 

Já o Lote B terá um trecho de 101,43 km, entre o município de Alto Boa Vista até a região do distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração de projeto.



FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )