O governador Mauro Mendes (União Brasil) aproveitou cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (10) para alfinetar a derrubada do veto que proibia o funcionamento de mercadinhos nos presídios de Mato Grosso. Em sessão realizada nessa quarta (9), por 13 votos a 10, deputados estaduais liberaram o comércio nas cadeias.
“Obrigado Assembleia Legislativa pelos momentos importantes que ela ajuda. Tem uns momentozinhos que né. Igual ontem, que derrubou o veto dos mercadinhos e tal, mas tudo bem. Faz parte. Tem que saber que tem 13 caboclos lá que defendem mercadinho para bandido”, disse o governador nesta manhã durante a assinatura de termos de cooperação para construção de unidades dos bombeiros em oito municípios do estado.
“Tem que saber quem são os 13, mas tudo bem. O número é uma coincidência, 13 deputados lá que [votaram a favor dos mercadinhos], mas é brincadeira”, disse o Mauro dando risada.
Em janeiro, Mendes havia sancionado a Lei n° 12.792 que endurece algumas regras para as unidades prisionais do Estado, mas vetou o artigo 19, que previa a existência dos mercados nas penitenciárias.
Em votação nesta quarta, 13 deputados votaram para derrubar o veto e 10 votaram para mantê-lo.
O tema veio à tona depois que Sandro da Silva Rabelo, conhecido como “Sandro Louco”, apontado como o líder da facção predominante em Mato Grosso, afirmou em depoimento à Justiça que tinha um faturamento de R$ 75 mil mensais apenas com esse tipo de comércio.
Em fevereiro, uma inspeção realizada em unidades penitenciárias mostrou que havia um comércio de produtos de alto padrão, que incluía produtos de marcas famosas, como Nutella, Sucrilhos e cuecas Calvin Klein.
O Governo do Estado vai recorrer à Justiça da decisão da Assembleia.
FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários: