NOTA DE DESCONTENTAMENTO
O conselho comunitário de Segurança Pública de Querência/MT, Associação comercial e empresarial de Querência, Sindicato Rural de Querência e a 19ª Subseção da OAB de Canarana vem por meio deste, expor o descontentamento referente à remoção de mais um servidor policial efetivo nesta cidade de Querência/MT, bem como manifestar apoio pela permanência na Unidade Policial deste município do servidor GABRIEL PIRES DE LIMA, escrivão da PJC, há 06 (seis) meses lotado na delegacia de Querência/MT.
Pois bem, é cediça a tenra luta a fim de amplificar o efetivo policial desta cidade, porém tomamos conhecimento acerca do deferimento da remoção de mais um servidor, egresso do último concurso público da Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso, sendo que, efetivada a remoção, retomaremos a estaca zero no que tange ao número de servidores empenhados ao combate da criminalidade.
Mormente, é com grande satisfação que destacamos as qualidades profissionais e o comprometimento demonstrado pelo servidor ao longo do período em que integra a equipe policial nesta cidade. Como parte fundamental do quadro de colaboradores o servidor ocupa função de escrivão responsável por cartório central, se mostrado um profissional dedicado, pontual, organizado e extremamente comprometido com suas responsabilidades. Sua atuação tem sido de suma importância para o serviço fim da delegacia de polícia, contribuindo significativamente para o cumprimento das metas e objetivos institucionais.
Além disso, sua postura profissional exemplar tem sido um modelo para seus colegas de trabalho e a população, inspirando confiança e respeito por parte de todos. Visto que, o servidor além de desempenhar suas atividades de escrivão responsável pelo cartório central, atua também como apoio operacional e investigativo.
Não é segredo a atual conjuntura que vivencia a cidade de Querência/MT que, devido ao aumento populacional espantoso, tem enfrentado alto índice de crimes praticados por integrantes de organizações criminosas em mesma proporção, sendo certo que a escassez de servidores é cenário perfeito para a criminalidade.
Diante disso, considerando que a população atual deste munícipio, conforme o senso demográfico de 2022 gira em torno de 29.280 (vinte e nove mil e duzentos e oitenta) habitantes, perfaz a necessidade de um efetivo policial condizente à média nacional, quantidade que, atualmente, está aquém nesta urbe. Assim, a remoção de mais um servidor irá diminuir significativamente o número de policiais civis na Unidade policial desta cidade, demonstrando claro retrocesso em serviços e na repressão à criminalidade.
Insta salientar, que a unidade de Querência/MT já teve uma diminuição em seu quadro de servidores no início do ano de 2024, quando um policial civil, recentemente lotado nesta comarca, foi removido para outra cidade. Somado a isso, frisa-se que este município não recebeu nenhum policial militar egresso deste último concurso.
Diante do exposto, e de forma respeitosa, por intermédio desta nota manifestamos completo descontentamento com os caminhos enveredados pela segurança pública do nosso município, e manifestamos apoio à permanência do servidor GABRIEL PIRES DE LIMA, policial civil, na Delegacia de Polícia de Querência/MT. Acreditamos que sua continuidade é essencial para manter o padrão de excelência e eficiência no desempenho das atividades de segurança pública no município.
Querência/MT, 09 de julho de 2024.
____________________________
Paulo Rocha
Presidente
CONSEG Querência- MT
____________________________
Weslley Pereira Lima
Presidente
Associação comercial e
Empresarial de Querência
___________________________
Osmar Frizzo
Presidente
Sindicato Rural de Querência
____________________________
Marcelo da Cunha Marinho
Presidente
Ordem dos Advogados do Brasil
Seção de Mato Grosso
19ª Subseção de Canarana
Comentários: