Matéria em vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4X05I0DeHsE
A cada oito minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil, e a cada 40 minutos, um homem morre em decorrência da doença. São dados de acordo com o Ministério da Saúde que alertam para a saúde masculina.
De acordo com o enfermeiro, Júnior Costa que atua na Clínica Terapêutica Pai e Mãe em Goiânia, o foco do Novembro Azul é a descoberta do câncer de próstata em fase inicial. É isso que possibilita a cura desses pacientes diagnosticados.
O câncer de próstata é uma doença inicialmente assintomática, portanto, deve ser descoberta através de exames preventivos.
Ter hábitos saudáveis são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: Ter uma alimentação saudável.
O enfermeiro ressalta que os tabus envolvendo os exames sobre o câncer de próstata vêm caindo, principalmente no caso do exame de toque, e a atuação da família vem contribuindo muito pra isso. “Sobretudo as mulheres, companheiras, irmãs e mães desses homens, são as que mais se esforçam para conscientizá-los da necessidade de fazer esses exames. “Vemos no dia a dia o aumento do diagnóstico precoce, principalmente por conta da procura mais assídua desses homens acima dos 45 anos”, completa.
Ana Flávia Moreira
Comentários: