Em 2024, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibilizará mais de 5 mil vagas para candidatos à ingresso no ensino superior por meio do sistema de Seleção Unificada (SiSU). São 4.959 oportunidades nos 98 cursos de graduação presenciais da Instituição, nos Câmpus de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande, sendo 2.433 vagas para ampla concorrência, 2.516 pela lei de cotas, e 10 vagas para candidatos surdos no curso de Letras - Libras.
As inscrições para o SiSU acontecem apenas entre os dias 22 e 25 de janeiro, sem reabertura do sistema no segundo semestre, ou seja, todas as vagas para o primeiro e segundo semestre letivos deverão ser preenchidas no início do ano, por ordem de qualificação.
O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso, e o primeiro dia letivo de 2024 na UFMT acontece em 9 de maio para todos os Câmpus.
A matrícula dos aprovados poderá ser feita de forma online, entre 30 de abril e 2 de maio para os aprovados para o primeiro semestre e entre 17 e 19 de setembro para os aprovados no segundo semestre.
Em resolução aprovada recentemente, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT instituiu a Bonificação de Inclusão Regional (BIR), que concede 15% a mais da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso ingressarem na Instituição.
Comentários: