A cidade de Querência decretou situação de emergência devido à estiagem registrada neste ano. O decreto foi publicado no ultimo dia 15 de dezembro. De acordo com o prefeito Fernando Gorgen, considerando que neste segundo semestre de 2023, o município de Querência sofreu com a ocorrência de grave seca, devido aos exaurimento hídrico causado pelo regime irregular de chuvas em todo seu território.
A Falta de chuvas vem estimando-se danos no setor da agricultura, agricultura familiar, agropecuária, bem como nas propriedades publicas competentes e das entidades que são organismo de cooperação técnica do poder publico.
Durante o período de vigência de 90 dias , ficam autorizadas a mobilização dos órgãos públicos locais atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações a serem empreendidas.
Também autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais nas ações de respostas aos desastres e reabilitação do senários e reconstrução. Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações do poder público e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população sobre a direção da secretaria da Agricultura do município.
Comentários: