A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (27) uma proposta do Executivo que autoriza o estado de Mato Grosso a tomar um empréstimo de US$ 80 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União. A iniciativa, que recebeu parecer favorável da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), relatora da proposta, e agora segue para votação em Plenário, em regime de urgência.
O montante será direcionado ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Mato Grosso, que visa impulsionar a produção agrícola de pequenos produtores, aumentar a renda das famílias e conectar as associações e cooperativas de agricultores aos mercados.
"Normalmente, quando falamos em produção de alimentos, vem em nossa mente grandes produtores. A atual gestão do governador Mauro Mendes fez o maior investimento na agricultura familiar da história estado", afirmou Buzetti. Segundo ela, o governo estadual investiu R$ 582 milhões nos últimos cinco anos na agricultura familiar, uma área que é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil.
Além disso, a senadora mencionou as iniciativas do governo para melhorar a infraestrutura rural e a qualidade de vida dos pequenos agricultores. "O governo implantou hortas em 329 escolas estaduais, entregou mais de 1.245 máquinas e veículos para melhorar as estradas e a agricultura familiar das cidades. E há um estado que tem responsabilidade com o dinheiro, principalmente com o dinheiro público. Portanto, é mais do que justo que tenhamos acesso a esses 80 milhões de dólares do BIRD, que serão fundamentais para que o Estado seja reconhecido, não apenas pelas grandes empresas do agro, mas por cuidar daquele trabalhador que está lá no campo, de sol a sol, com a família inteira", pontuou.
Buzetti enfatizou ainda a relevância do financiamento para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso, argumentando que o estado cumpre todos os requisitos legais para a obtenção do empréstimo, incluindo capacidade de pagamento e respeito aos limites de endividamento. "Trata-se de iniciativa que, com certeza, trará enormes ganhos ao estado de Mato Grosso", concluiu.
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: