O Senado Federal autorizou que o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) faça empréstimo de até 80 milhões de dólares (quase R$ 441 milhões) ao estado de Mato Grosso, com garantia da União, para o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do estado. A votação aconteceu na terça-feira (27).
O Projeto de Resolução PRS 28/2024 foi apreciado em Plenário em regime de urgência depois da apreciação da proposta do Poder Executivo (MSF 39/2024) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que teve como relatora a senadora Margareth Buzetti (PSD).
De acordo com o texto, a proposta tem o objetivo de “promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, com vistas a qualificar a produção, incrementar a renda das famílias e conectar aos mercados as associações e cooperativas de agricultores, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”.
Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, nesta quinta-feira (29), a senadora comentou sobre a importância de mais esse investimento para a agricultura familiar que sua produção, corresponde hoje a 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
"Mato Grosso tem uma condição boa para contrair empréstimos, tem nota A pelo terceiro ano consecutivo, primeiro em gestão fiscal então, esse empréstimo é especificamente para a agricultura familiar. O governo Mauro Mendes já investiu R$ 582 milhões na agricultura familiar e pretende investir mais esses 80 milhões de dólares", disse.
"Mais de 70% dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar. Então é um tema importante, na terça-feira aprovamos na CAE, pedimos urgência, já foi a plenário e aprovado", emendou.
FONTE/CRÉDITOS: Olhar Alerta
Comentários: