A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia (a 1.200km de Cuiabá) destinou quase R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos visando aprimorar o combate a incêndios no Parque Estadual do Araguaia. Os recursos são oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Além da instalação de uma torre de 30 metros de altura para detecção de fogo, também foram adquiridas diversas câmeras para monitoramento da floresta em tempo real, um ponto de Starlink (satélite com internet de alta velocidade) e um drone termal de última geração.
“Com o uso desta tecnologia será possível identificar de forma muito antecipada os focos de incêndio e, com isso, combater as chamas com maior eficiência. Este projeto é fruto da salutar parceria entre a Polícia Militar de Novo Santo Antônio e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, que uniram esforços em prol do meio ambiente. Os equipamentos chegam em boa hora, pois entramos agora no período crítico das secas na região”, afirmou o promotor de Justiça Substituto Marco Antonio Prado Nogueira Perroni.
A iniciativa busca conjugar formas alternativas de reparação dos danos ambientais e é parte do “Projeto Terra Nascente”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso nas Promotorias de Justiça de Itiquira e São Félix do Araguaia, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Universidade Federal de Rondonópolis.
FONTE/CRÉDITOS: Agencia da Noticia
Comentários: