Link da matéria em vídeo https://www.youtube.com/watch?v=dtX08yAMDbM
O Parque infantil estimula a saúde física e psicológica das crianças, auxilia na concentração, ajuda no processo de ativação da vítima D no organismo; através das atividades realizadas ao ar livre.
Outro objetivo de um parque infantil é contribuir significativamente para a socialização das crianças.
Pensando em garantir um espaço totalmente adequado as crianças de Querência-MT, a Vereadora Rozaine Presença fez um Ofício e levou até a Deputada Janaína Riva e ela mandou R$250.000,00 para realizar a aquisição desses brinquedos. Além disso, o Prefeito Fernando Gorgen contribuiu com R$150.000,00. Os brinquedos foram instalados no Lago Betis, Praça do Rotary Club, Imperial, Cras e no Belo Vista.
Brincar é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança do Adolescente, porém na vida real os meninos e meninas de algumas cidades sentem a falta de parquinhos ou espaços ao ar livre na comunidade, não restando assim outra opção do que se trancar em casa e ficarem vidrados nas telas dos celulares, televisão ou até mesmo computador.
Dados sobre obesidade infantil são tão alarmantes que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no País. As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.
Uma das opções que temos para melhorar as condições físicas dessas crianças são as atividades ao ar livre. Os brinquedos instalados na Praça do Rotary Clube e também em outras praças podem auxiliar essas crianças a terem uma vida mais saudável, longe das telas e podendo aproveitar mais o tempo livre.
Ana Flávia Moreira
Comentários: