Durante as comemorações de fim de ano, a queima de fogos é algo que não pode faltar. Mas o que é alegria para uns, é também desespero para os donos de pets, como os cachorros. O barulho das explosões gera estresse e ansiedade nos bichinhos e o médica veterinária Alexandra Weiller explica o porquê.
Assista a matéria completa em vídeo, clicando no link https://www.youtube.com/watch?v=zoJMqF3YDlw
No estado do Mato Grosso está proibido a comercialização e soltura de fogos de artifício com estampido. A normativa consta da lei nº 12.155/2023, do deputado estadual Wilson Santos (PSD), promulgada pelo presidente de Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho.
É proibido comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso no estado de Mato Grosso. [...] Incluindo recintos fechados e ambientes abertos em áreas públicas ou locais privados, diz o art 1°.
Vale ressaltar que os “fogos de vista”, aqueles de efeito apenas visual, continuam liberados.
O descumprimento da Lei acarretará ao infrator multa que varia de R$200,00 a R$3.000,00 valor que será dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a trinta dias.
Ana Flávia Moreira
Comentários: